HQ's ou MANGÁS? | Entretenimento

Olá meus leitores e leituras, tudo bem com vocês? Espero que sim!
Hoje venho trazer algumas informações sobre um gênero literário que gosto muito de ler que são as HQ’s (Historia em quadrinho) e os Mangás.
Mas antes de mais nada, vamos falar de história, juro que é importante, então não desiste da leitura.

A história em quadrinho é mais antiga do que podemos imaginar, porque se formos voltar lá para o nosso tempo de escola quando aprendemos sobre os homens da caverna, tivemos contato com um tema muito abordado que era a escrita das cavernas, ou melhor, a “Arte Rupestre”.


Para quem não sabe, a arte rupestre eram aqueles desenhos que os homens da caverna faziam em paredes de cavernas, rochas, onde através delas contavam histórias do seu cotidiano, isso não lembra algo?

Isso mesmo, se formos comparar, a arte rupestre pode ser considerada uma das primeiras histórias em quadrinho que se tem notícia, claro que não era dividida por quadros como a que conhecemos hoje, mas é algo interessante a ser pensado.

Sabemos que tem aquela competitividade entre os leitores de HQ’s e Mangás, que um é melhor que o outro, besteira na minha humilde opinião, afinal ambos possuem a mesma função, que é contar e retratar através de figuras e expressões histórias das mais diversas.

Então vamos parar de comparar e fazer um bom uso desse gênero de leitura que agrega e conta histórias incríveis.

Algumas curiosidades sobre HQ’s e Mangás:

è O mangá é lido de trás para a frente, seguindo a sequência de quadros da direita para a esquerda.

è O HQ é lido da frente para trás, seguindo a sequência da esquerda para a direita, como lemos os livros.

è O Mangá é de origem oriental e data do período feudal japonês, teve origem nos teatros de sombra (Oricom Shohatsu) e depois teve registros em rolos de tecido ou papel, traços simples de personagens que contavam histórias só que sem palavras ainda.

è O HQ é de origem ocidental e a primeira história que se tem notícia, foi criada pelo americano Richard Outcault em 1895.

è O mangá só começou a ser impresso em formato de livro no início do século XX.

è A primeira HQ que era publicada em jornais sensacionalistas se chamava Yellow Kid e foi bem disputada na época.

Como podemos ver, ambos são ótimos e abordam histórias incríveis, porque o que vale é ler, seja mangá ou HQ, pratique a sua leitura e seja feliz com aquela que mais te agrada.
Segue o vídeo no canal falando sobre o conteúdo abordado e até a próxima.




2 comentários

  1. Acho uma besteira comparar... mangá ou HQ? Marvel ou DC? Série X ou Série Y? Melhor aproveitar tudo KKKKK Eu quero muuuuito começar a ler HQs, mas complica pra mim ficar comprando... eu já li algumas, mangás também e gostei muito. Mas queria começar de vez, espero que eu consiga um dia.

    Abraços! http://www.sextadimensao.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo em tudo kkk .. e sim Hq's possuem um custo elevado, eu tenho duas na minha estante, li mais gibis na vida do que Hq's kkk .. na biblioteca da minha cidade costumava ter Hq's, eu lia lá, hoje infelizmente nem tanto, mangá eu lia de amigos na adolescência XD .. mas como vc disse o importante é aproveitar tudo!!

      Excluir