Novembro Azul | Tudo Atrasado






Fala meus leitores e leitoras, hoje venho chamar a atenção dos leitores masculinos que acompanham as publicações do blog.

Vamos falar um pouco sobre o Novembro Azul.


Para quem não sabe, no mês de novembro se inicia uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, mas não apenas isso.

O homem tem um sério problema com médicos, falo por experiência, eu só vou ao médico quando a morte está quase batendo na porta e vejo que não tenho mais condições alguma de me manter em pé.

Mas calma que estou mudando essa forma de pensar e agir e tenho ido com mais frequência ao médico, afinal minha saúde é importante e tenho que cuidar dela, mas sei que nós homens temos certa dificuldade com isso.

Mas temos que entender que a nossa vida é muito mais importante que qualquer tipo de preconceito ou tabu que tenhamos sobre ir a uma consulta médica, principalmente ao urologista.

Agora vamos falar um pouco sobre o câncer de próstata:

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e o sexto tipo mais comum no mundo. Este é o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte, além disso, a ausência de sintomas não garante que não há problemas, porém, se descoberta precocemente, a doença tem 90% de chance de cura.


Conforme podemos observar o câncer de próstata é um dos mais incidentes, sendo assim vamos se ater a isso e procurar um medico.

Homens com 45 anos ou mais devem ir com regularidade ao médico para fazer exames relacionados a próstata, mas isso não quer dizer que se você tem menos idade também não deve ir ao médico, existem muitas outras doenças que podem ser prevenidas e evitadas se você descobrir sobre ela cedo.

E o novembro azul é justamente isso, incentivar a população masculina a ir ao médico, não só por que está acontecendo uma campanha, mas fazer com que se torne hábito cuidar da saúde.

Então amigo, fica a dica do mês e da vida.

Abraços e até a próxima. 




Nenhum comentário: