Termos Literários (Que eu Desconhecia) | Entretenimento



Fala meus leitores e leitoras, tudo bem com vocês? Espero que sim e vamos lá a mais uma publicação.

Quando comecei a assistir vídeos de canais literários começaram a surgir termos que eu nunca tinha ouvido na minha humilde vida e ficava dando uns passeios por marte sem entender bulhufas do que estava sendo falado.

Com esse pensamento e lembrança, tive a brilhante, mas não tão original ideia de falar sobre três termos de leitores que eu ouvia e não sabia o seu significado e se você assim como eu também dá uma viajada, chega junto na leitura e vamos ser esclarecidos juntos.


O primeiro termo que eu ouvia para todo lado era TBR (Pronuncia Ti-Bi-Air) que é uma sigla em inglês para To be read.

Mas meus caros amigos, até eu pegar o fio da palavra e compreender o seu sentido levou um tempo, sem contar que procurar no Google algo que ouvimos sem saber o que significa não é muito fácil não.

E de tanto ouvir esse termo acabei pedindo socorro para meu companheiro que junto comigo foi em busca de uma solução para esse mistério, afinal o que é a bendita TBR?

TBR nada mais é em tradução, lista de livros para ler, isso mesmo, sabe aquela nossa lista que fazemos das leituras que temos intenção de ler, isso é a TBR e depois de todo esse mistério fiquei me perguntando como brasileiro tem mania de americanizar as coisas e seria tão mais fácil falar lista de livros para ler... ok... ficou comprida... TBR fica mais resumido.

Não foi um termo que comecei a utilizar, mas foi bom conhecer e saber seu significado.
O segundo termo que quero trazer para vocês é o Plot Twist, esse eu adotei porque adorei a sua explicação.

Sabe aquela parte do livro que começa a ficar boa, que você sente que está sendo tudo encaminhado, que agora vai e de repente o universo decide que não vai ser bem assim querido e acontece aquela reviravolta no enredo que você fica sem estrutura para continuar lendo as próximas linhas.

Eu consegui definir que o plot twist é quando deu merda na narrativa, que nossos sonhos foram jogados escada abaixo, que nosso chão foi retirado e não tem como mudar isso.
Plot twist é aquele momento que descobrimos que nosso amado autor tem pacto com o tibinga e notamos que o seu prazer é nos fazer sofrer.

É a treta do livro, é aquela parte que não esperávamos e muitas vezes nos perguntamos porque isso está acontecendo. Esse termo eu tenho usado bastante.

O terceiro termo que ouvi algumas vezes e não fazia a menor ideia de que era chamado assim é o Hardcover, o Paperback e a Jacket.

Sabe aqueles livros, geralmente de origem estrangeira que tem capa dura sem ilustração e uma outra capa com os desenhos? Lhes apresento o harcover e a jacket.

Harcover são esses livros com capa dura que não possuem nenhuma ilustração, geralmente só possuem o nome na lombada e a capa tem uma cor sólida, enquanto aquela capa que vem com a ilustração chama-se jacket.

Eu não tinha a menor ideia que tinha um termo para definir esse livro, na minha ideia era só um livro com uma capa separada. E paperback são os livros que costumamos ler e que encontramos na maioria das livrarias e que está de fácil acesso ao nosso bolso (ok, nem tanto assim) onde a capa é mole, na nossa língua é o livro conhecido como brochura.

Então, era isso, três termos que foram novidade na minha vida e que não mudaram nada na minha vida, porém ficou mais fácil de entender o que os outros se referiam quando falavam sobre.

E você? Tem algum termo que foi novidade para você quando ouviu alguém falando e depois procurou seu significado?

Deixa ai nos comentários e vamos dividir um pouco de conhecimento.


Abraços e até a próxima.




Nenhum comentário: