Livros possuem restrição de idade | Entretenimento



Fala meus leitores e leitoras, hoje vamos falar sobre um assunto que achei até engraçado pela forma como me veio a ideia.

Estava eu, em uma livraria aqui da cidade, quando uma das vendedoras que tenho certo contato, acabou contando sobre um acontecido, onde um garoto de uns 10 a 12 anos, queria que os pais comprassem o livro It – A Coisa do autor Stephen King.


E que ela foi lá, informou aos pais sobre o conteúdo do livro e que o mesmo não é recomendado para um jovem de 10 anos, os pais agradeceram ela, porém o garoto ainda insistiu falando que viu o filme e que não havia nada de mais, e a vendedora, prossegue falando que o filme é censurado e não mostra as partes com pedofilia que são bem claras no livro  e tantas outras coisas que só alguém com uma mentalidade formada e olhe lá, poderia ler.

Ela ainda me falou que isso acontece com frequência, meninas querendo livros com conteúdo erótico e por aí vai; e com essa introdução venho lhes falar sobre o seguinte.

Livros possuem restrição de idade.

Você novo leitor, que esta entrando nesse universo literário, onde encontra incontáveis obras, deve saber que cada uma é feita para um público alvo e muitos deles não fazem parte da idade que você possui.

Por mais que você deseje com todas as forças ler algo para alguém de 16 anos ou mais, tendo 10 e se considera maduro, deve saber que não é bem assim, os livros feitos para jovens de 16 anos possuem um tipo de conteúdo, algo que você com menos idade não irá compreender com clareza ou absorver da forma devida.

E não estou falando de capacidade, mas sim de maturidade mental, uma criança de 10 anos, ainda no auge de seu desenvolvimento, deve estimular a leitura sim, mas com obras do gênero infantil, onde trabalhem sua criatividade e imaginação, sem deturparem aquilo que ainda está em expansão.

Não se deixem levar por modinhas, usando a desculpa, mas todos estão lendo e por que eu não posso? Ora meu caro, você ainda não esta pronto para esta obra.

Você menina de 10 anos que deseja ler Cinquenta tons de cinza, pare agora, o conteúdo deste livro esta anos luz a frente da sua compreensão e entendimento, pegue O Diário da Princesa que será muito mais proveitoso.

Existe romance em livros infantis, porém eles são maquiados, são usados termos onde não fica explicito o seu conteúdo verdadeiro, com isso, uma menina de 10 anos vai aprender sobre o amor e outras relações, mas de uma forma bem mais leve do que um livro com conteúdo adulto que a coisa é bem mais explicita e chocante para alguns.

E também, não tente enganar seus pais, falando que tal livro é só um romance qualquer e que você gostaria de ler, alguns pais são enganados pois não possuem o hábito da leitura e fica essa dica para vocês pais, afinal o que seu filho anda lendo pode determinar e muito as atitudes e pensamentos dele.

Encontre o seu gênero literário, adeque ele a sua idade e aproveite ao máximo cada ano vivido e livro lido, ler não é proibido, mas existem restrições quanto ao conteúdo que você lê.

Afinal, não seremos crianças para sempre, nem jovens, nem adultos, então vamos viver as nossas etapas da vida, aproveitando ao máximo cada uma delas.

Até a próxima.





Nenhum comentário: